#SMARTDataSprint: evento em Portugal explora dados e jornalismo

10/12/2018 16:19

O SMART Data Sprint é um evento de investigação na prática com foco em redes sociais e visualização de dados, promovido pelo grupo de pesquisa Social Media Research Techniques, do iNOVA Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa. De 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019, a terceira edição do Data Sprint receberá investigadores e estudantes de todo o mundo interessados em trabalhar com dados da internet e métodos digitais.

O tema de 2019 será “Beyond visible engagement” e vai contar com a participação de um dos mais reputados investigadores da área a nível internacional, o Professor Richard Rogers da Universidade de Amsterdã, que é também diretor do Digital Methods Initiative e autor do livro Digital Methods (MIT Press, 2013).

Durante uma semana, os participantes terão a oportunidade de participar em palestras e laboratórios práticos em sessões paralelas. Além disso, especialistas e investigadores convidam os participantes a integrar os projetos e a trabalhar sobre um problema global. Os projetos confirmados para 2019 englobam as seguintes áreas: Journalism Apps, Health myths’ circulation on social media, Interrogating Vision APIs and Frugal Innovation. Todas as atividades serão desenvolvidas em inglês.

As inscrições estão abertas até 13 de janeiro de 2019 e ainda é possível concorrer a uma das cinco bolsas de apoio para cobrir os gastos do evento e hospedagem. Saiba de todos os detalhes da programação aqui.

O PPGJOR será representado pela doutoranda Ana Marta M. Flores, que ministrará um workshop (YouTube Data Analysis) com colegas do grupo de pesquisa português, além de também integrar a equipe de organização do evento. A participação da doutoranda é resultado do período como investigadora visitante em Lisboa, através do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE/Capes), com bolsa disponibilizada pelo PPGJOR em 2017.